Sábado, 13 Março 2010 20:36 |
A (ACEE) tem no grupo Encontros da Eira a sua face mais visível, grupo de música tradicional que conta com centenas de concertos, várias deslocações ao estrangeiro, imensas citações na imprensa nacional e internacional (Exºs: Revista FRoots, Blitzz, El País, etc), participações em programas de rádio e televisão. Os Encontros da Eira apostam numa sonoridade que engloba características de músicas do mundo e da música erudita, mantendo sempre uma forte ligação com a música tradicional madeirense. Do seu palmarés constam várias centenas de concertos realizados, alguns dos quais no Estrangeiro: – Londres(2) vezes; Caracas(1) e Paris(1) e outros no Continente “Lisboa(5); Porto(5); Algarve(2); Alentejo(2); Ribatejo(1); Vila Real de Trás os Montes (1); nos Açores(1), sendo os restantes na ilha da Madeira.
Contam ainda com várias dezenas de participações em programas de tv e de rádio (locais, regionais nacionais e internacionais).
Em Abril de 2008 participou no emblemático Festival Intercéltico (XVIIª edição) realizado na cidade do Porto tendo merecido aplaudidas críticas dos presentes no qual se inclui a comunicação social do Continente e da Madeira.
A Associação Cultural Encontros da Eira editou cinco CD’s, do grupo a ela afecto, todos com temas populares e/ou de tradição Madeirense.
Os discos têm como títulos genéricos: 1º -“Retalhos de Tradição” – editado a 13 de Dezembro de 1998 – à venda a Xª edição – 9 638 unidades vendidas; 2º- “Aquintrodia” – lançado a 21/09/2001 – à venda a IVª edição – 8 650 unidades vendidas; 3º-“Instrumentais d’Outrora – editado a 21/03/2002 – 7 288 unidades vendidas”; 4º-“Meia Volta” – editado a 14/12/2008 – 2 968 unidades vendidas, à venda em todas as lojas FNAC do País.
Ao todo 28 544 Cd’s vendidos
5º-“Raízes do Povo” – CD de Recolhas – com o apoio do programa Interreg +, só para oferta.
Para além das edições próprias:
-Os Encontros da Eira participaram com 2 temas no CD de Antologia de Música Tradicional da Madeira. -A editora Vidisco, sedeada em Lisboa editou ainda o CD – “O Melhor dos Encontros da Eira a 24/03/2002.
“(…) A Música Tradicional da Madeira é representada em grande forma pelo grupo Encontros da Eira… mas não é apenas pela expressão dos números que este grupo conquistou um lugar de destaque na música de raiz tradicional portuguesa. A verdade é que os “Encontros da Eira” e a associação cultural que os envolvem, tem realizado um trabalho notável na divulgação de repertório tradicional da Madeira(…)”. In: www.at-tambur.com
Do Reportório do grupo constam mais de meia centena de temas todos de tradição oral/instrumental madeirense, sendo que quase todos estão incluídos nos Cd’s acima indicados.
|
Actualizado em Segunda, 15 Março 2010 19:20 |