Um mês e meio depois da catástrofe natural que arrasou uma significativa parte da freguesia da Serra de Água, este domingo de Páscoa serve também de pretexto para a localidade celebrar a grande festa do ‘ressuscitar’ da freguesia, numa iniciativa de entreajuda que envolve entidades públicas e privadas, denominada ‘O renascer da Serra de Água’, que foi desencadeada pela empreendedora local, Irene Canha. Durante a tarde e noite de hoje, a praceta junto ao centro da freguesia, acolhe uma grande festa popular, a modos de arraial popular, onde o ‘cartaz’ é a muita animação, particularmente musical, complementada com barracas de ‘comes e bebes’.
Aquele que se quer um dia de celebração para marcar o início de uma nova etapa na história da freguesia interior da Ribeira Brava, foi organizado não só para ‘desanuviar’ a sofredora população local, mas também procurando atrair muitos daqueles que diariamente e sobretudo ao domingo, cruzam a freguesia dirigindo-se para o Norte e/ou Sul. Aguarda-se por isso que sejam muitos os visitantes que ao longo desta jornada pascal ‘parem’ na Serra de Água e se associem à festa, emprestando assim o seu contributo no recuperação do ânimo, que muitos ainda precisam. Entre as 15 horas e o final da noite, mais de duas dezenas de intérpretes a solo e vários grupos, com destaque para os Encontros da Eira, vão passar pelo palco num espectáculo ‘non stop’.
A festa começa com a actuação do grupo de música tradicional Encontros da Eira. Seguem-se João Luís Mendonça, Nayra Santos, Paulo Costa e João Costa. A partir das 17 horas, o palco é do grupo Nélia Gomes e convidados, com Filipe Brito, João Paulo Silva, Laura Gouveia, Cathy Fernandes, Carla Caldeira, Verónica Caldeira, Cidália Gomes, Solana Gomes, Tânia Perestrelo, Cristina Coelho, Duarte Gomes, Sara Correia, Ema Correia e Pedro Garcia, alguns deles finalistas do concurso ‘Funchal a Cantar’.
Às 18h30 actua o Grupo Cantigas Norte e Sul, da Casa do Povo da Ponta do Pargo e logo depois o humor do Só Rir, Danny e Tiago Show. O Grupo de Cordas, da Casa do Povo da Fajã da Ovelha, o Grupo musical Os de Passagem; Nuno Faria e o Grupo de Dança da Casa do Povo da Quinta Grande e Jorge Canha, com a sua banda, fecham o programa, por volta das 23 horas. | | Orlando Drumond